Tecnologia

A descoloração capilar ocorre através do uso de um pó descolorante (contendo sais de persulfato) e um creme oxidante ativador (peróxido de hidrogênio). Ambos devem ser homogeneizados juntos em uma proporção de preparação de aproximadamente de 1:2, ou seja, uma parte de pó descolorante e duas partes de oxidante.


Ao colocar a mistura em contato com os fios do cabelo, primeiramente ocorrem reações com as membranas celulares e aminoácidos presentes no córtex e na parte externa da cutícula, seguindo-se a dissolução e oxidação dos pigmentos de melanina e outras reações paralelas com as proteínas dos cabelos.


Os persulfatos (ativo do pó descolorante) também são considerados agentes oxidantes eficientes na decomposição das melaninas. Deste modo, as misturas de persulfato e peróxido proporcionam uma descoloração mais adequada. Ambos são oxidantes seletivos que reagem com diferentes partes das macromoléculas de melanina. O persulfato atua principalmente em ácidos graxos e compostos fenólicos, mas os dois oxidantes se complementam em termos da capacidade de oxidar as melaninas.