Tecnologia

A coloração por oxidação é a sobreposição de duas cores, a cor do cabelo natural (natural ou artificial) que será a base a ser colorida, mais os pigmentos trazidos pelo tinta. A coloração por oxidação (tintura permanente) cobre os fios brancos e muda a cor dos cabelos. Neste tipo de coloração o tempo de pausa é fundamental, já que o período de oxidação em uma coloração é em média de 30 a 50 minutos. A coloração de oxidação conjuga duas ações simultâneas que é clarear e colorir, mas toda coloração de oxidação clareia apenas cabelos virgens, caso o cabelo seja colorido, é necessário fazer uma decapagem, ou seja, uma remoção de cor.


As tinturas são formadas por substâncias intermediárias ou precursoras de cor e acopladores. As substâncias intermediárias funcionam como corantes apenas depois de oxidadas (H202), ligando-se aos acopladores e produzindo a cor desejada. O processo baseia-se, portanto, em reações de precursorespigmentos, que ocorrem no interior da fibra capilar sob condições específicas, estas reações geralmente ocorrem em meio alcalino.


 A amônia é responsável pela abertura das cutículas (concentração varia de cor para cor – entre 1% a 2%), facilitando a absorção dos corantes e do peróxido de hidrogênio. Ajustando as proporções de oxidante (H202), precursores e acopladores, podem-se obter tonalidades mais claras ou escuras.


A coloração por oxidação funciona da seguinte forma: a amônia, em contato com o oxidante, libera oxigênio, que desprendido vai clarear o cabelo (oxidação dos pigmentos), que após ser liberado permite a formação e a fixação dos corantes.


 A coloração utiliza os pigmentos artificiais e também os modificadores de pH que são os acopladores, onde a oxidação resulta de reações químicas entre pequenas moléculas primária de acoplamento, que reagem entre si, formando moléculas maiores, obtidas de misturas com amônia e que ficarão de certo modo “aprisionadas” no córtex dos fios de cabelos